17 Jun 2020

ANATRA realiza encontro jurídico digital para debater "A nova realidade da advocacia trabalhista"

A ANATRA – Associação Norteriograndense de Advogados Trabalhistas, por meio da ESAT/RN - Escola Superior de Advocacia Trabalhista Potiguar, promove o maior congresso jurídico em ambiente digital do país para debater “A nova realidade da advocacia trabalhista” diante da nova realidade virtual na vida do advogado edo judiciário. Trata-se do VII ENATRA – Encontro Norteriograndense dos Advogados de Trabalhistas que será realizado no próximo sábado dia 20 de junho de 2020 (Dia do Advogado Trabalhista), com objetivo de discutir as profundas mudanças na sociedade e apresentar os novos hábitos e os novos caminhos da advocacia trabalhista potiguar e nacional. O evento será gratuito, totalmente online, em um ambiente inovador e ainda haverá certificação.

“O Encontro reunirá os maiores nomes do Direito do Trabalho para tratar de todos os novos desafios jurídicos. Além disso, vale destacar que será integralmente gratuito e certificado: uma oportunidade única de qualificação para toda a advocacia potiguar e nacional”, afirma o diretor-presidente da Anatra, advogado trabalhista Glaydson Soares.

Ao longo dia do encontro, serão realizados 13 mesas, com a presença de mais de 42 palestrantes (veja programação em anexo). Os debates serão realizados com apenas meia hora de duração com transmissão em tempo real.

Entre os conferencistas convidados e confirmados estão Presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz; Ministra do TST, Delaide Miranda Arantes; Professor da Universidade de Lisboa Portugal, Antônio Garcia Pereira; Presidente da ABRAT, Alessandra Camarano; Advogado, professor e Conselheiro o Federal OAB/Goiás, Professor Rafael Lara Martins; Juíza Titular da Vara do Trabalho de Macau, Maria Rita Manzara; Sócio da Selem Bertozzi Consultores e Autor de 21 Livros, Rodrigo Bertozzi; Advogado Professor, Conselheiro Federal e ex-Presidente da ABRAT e OAB/MG, Professor Antônio Fabricio Gonçalves; Advogado, Professor Mestre em Direito Empresarial e Doutor em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, André Gonçalves Zipperer; Conselheira do Conselho Nacional de Justiça. Desembargadora do TRT da 4ª Região, Desembargadora Tânia Regina Silva Reckziegel; Integrante do TRT da 15ª Região (Campinas-SP), Desembargador Jorge Luiz Souto Maior; Ex Conselheiro federal da OAB/MG e Doutor pela PUC/MG, Advogado Professor Mario Lucio Quintão; e o Ministro do TST, Lelio Bentes Correia.

Ainda participam dos debates dirigentes da OAB, da ANATRA, bem como especialistas. O VII ENATRA é totalmente gratuito e para participar não é necessário realizar inscrição. Para assistir e participar das palestras basta acessar o link do evento (https://rebrand.ly/SEMINARIO-ONLINE-VII-ENATRA) ou pelas redes sociais da Anatra pelo Instagram (www.instagram.com/anatra_adv), Facebook (www.facebook.com/anatrarn), YouTube (ANATRA RN), Twitter (twitter.com/anatra_rn) no dia e horário de sua realização. Os certificados serão expedidos mediante prévia solicitação para a organização através do link (https://doity.com.br/vii-enatra).


Serviço:

VII ENATRA – A nova realidade da advocacia trabalhista

Data: próximo sábado dia 20 de junho de 2020

Inscrições: Para assistir e participar das palestras basta acessar o link do evento no dia de sua realização.

Contatos:

Presidente da ANATRA, Glaydson Soares (84) 99984-8155

Presidente da ESAT/RN, Luiz Gomes (84) 99609-9275


PROGRAMAÇÃO CIENTIFICA

09:30hs -Formação da Mesa

10:30hs - Mesa 1 – Nova Realidade da Advocacia Trabalhista

Presidente de mesa: Glaydson Soares

Debatedor : Aldo Medeiros

Conferencista: Felipe Santa Cruz


11:00hs - Mesa 2 - Judiciário e Advocacia em tempo de Pandemia

Presidente de mesa: Marcilio Mesquita

Debatedor: José Alexandre Pinto

Conferencista: Ministra do TST Delaide Miranda Arantes

11:30hs - Mesa 3 – Advocacia Trabalhista no contexto internacional

Presidente de mesa: Francisco Costa Barros

Debatedor: Renato Mendonça Rodrigues

Conferencista: Professor Antônio Garcia Pereira


12:00hs - Mesa 4 – Direitos Sociais em risco na Pandemia

Presidente de mesa: Max Maciel

Debatedor: Jose Estrela Martins

Conferencista: Alessandra Camarano


12:30hs - Mesa 5 - Novas relações de trabalho no século 21

Presidente de mesa: José Lopes

Debatedor : Antonino Pio e Marcos Oliveira

Conferencista: Rafael Lara Martins


13:00hs - Mesa 6 – Audiências telepresenciais e presenciais na Justiça do trabalho

Presidente de mesa: Klevelando Teixeira dos Santos

Debatedor : Monalissa Dantas

Conferencista: Maria Rita Manzara


13:30hs - Mesa 7 – Desafios da carreira jurídica e a ultramodernização tecnológica

Presidente de mesa: João Fonseca

Debatedor : Tiago Alves

Conferencista: Rodrigo Bertozzi

14:00hs - Mesa 8 – Negociação e acordo Judicial na justiça do trabalho

Presidente de mesa: Francisco Canindé

Debatedor : Callio Gameleira

Conferencista: Antonio Fabricio Gonçalves


14:30hs – Mesa 9 – Tecnologia e Trabalho. Uma nova realidade juslaboral

Presidente de mesa: Roberto Amorim

Debatedor : Cassio Leandro

Conferencista: André Gonçalves Zipperer


15:00hs - Mesa 10 – Aspectos Jurídicos da política governamental quanto a manutenção de emprego e renda

Presidente de mesa: Simone Dantas

Debatedoras: Valeria Lucena

Conferencista: Jorge Luiz Souto Maior- Desembargador Federal do TRT 15

15:30hs - Mesa 11 - Importância do CNJ nas relações do judiciário e Advocacia

Presidente de mesa: Rafael Diniz

Debatedor: Djozeti Verissimo

Conferencista: Tania Reickziegel


16:00hs – Mesa 12 - Direito constitucional e as relações do trabalho

Presidente de mesa: Felipe Maciel

Debatedor: Wenceslau Carvalho

Conferencista: Mario Lucio Quintão


16:30hs – Mesa 13 – Juslaboralismo. Direitos fundamentais e a cidadania.

Presidente de mesa: Luiz Gomes

Debatedor: Rossana Fonseca

Conferencista: Ministro Lelio Bentes Correia


17:00hs - Mesa de Encerramento.

CONFERENCISTAS E PALESTRANTES

Conferência de Abertura
Nova Realidade da Advocacia Trabalhista

Advogado Felipe Santa Cruz. Presidente do CFOAB (Conselho Federal da OAB). Foi presidência da Caarj e OAB/RJ. Felipe Santa Cruz atuou como advogado. Presidiu o Centro Acadêmico de Direito e o Diretório Central dos Estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), instituição em que cursou Direito e se formou em 1997. Fez mestrado em Direito e Sociologia pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2000-2002), no qual defendeu sua dissertação sobre o Direito do Trabalho. Foi professor nos cursos de Direito das Universidades Cândido Mendes (2001-2005) e Santa Úrsula (2001-2002).

Judiciário e Advocacia em tempo de Pandemia
Delaíde Alves Miranda Arantes, natural de Pontalina, Goiás, nasceu em 1.º de maio de 1952. Mestranda em Direito, Estado e Constituição, na sublinha Internacionalização, Trabalho e Sustentabilidade, do Programa de Pós-Graduação em Direito da UnB. Membro do Grupo de Pesquisa “Trabalho, Constituição e Cidadania” – UnB - CNPq. Bacharel em Direito pela Uni-Anhanguera - Goiânia. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Especialista em Docência Universitária pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-Goiás. Servidora Pública Federal. Ministra do Tribunal Superior do Trabalho. email: delaide.arantes@tst.jus.br

Advocacia Trabalhista no contexto internacional
Professor Antônio Garcia Pereira. Doutor da Universidade de Lisboa. Portugal. Advogado com Doutorado em Ciências Jurídicas, pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Docente universitário nas Faculdades de Direito da Universidade de Lisboa, da Universidade Nova de Lisboa, da Universidade de Coimbra e da Universidade Lusíada do Porto, bem como da Academia da Força Aérea. Secretário da Mesa da Assembleia Geral da APODIT – Associação Portuguesa de Direito do Trabalho e membro dos corpos gerentes da JUTRA – Associação Luso-Brasileira de Juristas do Trabalho Email: a.garciapereira@garcia-pereira.pt.

Direitos Sociais em risco na Pandemia
Advogada Alessandra Camarano. Advogada Sindicalista e Presidente da ABRAT (Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas).

Novas relações de trabalho no século 21
Professor Rafael Lara Martins. Advogado, professor e Conselheiro o Federal OAB/Goiás

Audiências telepresenciais e presenciais
Juíza Maria Rita Manzara. é Juíza Titular da Vara do Trabalho de Macau – RN ; Ex Presidente da AMATRA21; Bacharel em direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR; Especialista em Direito do Trabalho e em Processo do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes; foi Procuradora do Município de Maracanaú; Foi Procuradora do Estado da Paraíba; é Juíza Titular da Vara do Trabalho de Macau – RN; foi Presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 21ª Região – AMATRA 21, por dois mandatos, no período de 2012 a 2016; Foi Diretora da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho – ANAMATRA. Obras publicadas e diversos artigos em sites jurídicos.

Desafios da carreira jurídica e a ultramodernização tecnológica
Conferencista: Rodrigo Bertozzi, Sócio da Selem Bertozzi Consultores e Autor de 21 Livros, estrategista em mais de 700 bancas, pioneiro no Marketing Jurídico desde 1998, co-fundador do Instituto Internacional de Gestão Legal, autor de 21 obras, entre elas "Marketing Jurídico Essencial", "A Nova Reinvenção da Advocacia", "Marketing Jurídico e os Neurojurídicos", "A Nova Era das marcas Jurídicas", "Marketing Jurídico - o poder das novas mídias", "Advocacia e as Leis do Relacionamento com Cliente". Administrador Legal, MBA em Marketing Pleno, professor e palestrante.

Negociação e acordo Judicial na justiça do trabalho
Professor Antônio Fabricio Gonçalves, Advogado Professor, Conselheiro Federal e ex Presidente da ABRAT e OAB/MG. Mestre em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da PUC/MG Doutorando em Direito do Trabalho pela UFMG  Professor de Direito do Trabalho na Faculdade de Direito da PUC/MG Professor no Curso de Pós-graduação em Direito Processual do Trabalho do Instituto de Educação Continuada da PUC Minas Presidente da ABRAT (Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas – 2012 / 2014 Membro Fundador da Associação Luso-Brasileira dos Juristas do Trabalho – JUTRA Membro da Associação Americana de Juristas – AAJ – com sede na Argentina  Autor de diversas obras jurídicas

Tecnologia e Trabalho. Uma nova realidade juslaboral
Professor André Gonçalves Zipperer Advogado, Professor Mestre em Direito Empresarial e Doutor em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Membro das Comissões de Inovação e Gestão, Direito Sindical e de Exame da Ordem e Estágio da OAB-PR e do Instituto dos Advogados do Paraná. Conselheiro membro do Conselho de relações do trabalho da Associação Comercial do Paraná. Ouvidor da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná. Árbitro da Canatra - Câmara Nacional de Arbitragem Trabalhista.email: Andre@zmadvocacia.adv.br

Importância do CNJ nas relações do judiciário e advocacia
Desembargadora Tânia Regina Silva Reckziegel - Conselheira do Conselho Nacional de Justiça. Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região indicada na vaga quinto comstituicional da advocacia. Advogada especializada na área de Direito do Trabalho (1994 a 2012) Presidente da Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas – AGETRA (2011/2013) Presidente do IPEATRA – Instituto de Pesquisas e Estudos Avançados da Magistratura e do Ministério Público do Trabalho (2018/2019) Email : gab.taniareckziegel@cnj.jus.br

Aspectos Jurídicos da política governamental quanto a manutenção de emprego e renda
Desembargador Jorge Luiz Souto Maior- integrante do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas-SP). Jurista e professor livre docente de direito do trabalho brasileiro na USP, Brasil desde 2001. Foi juiz titular na 3ª Vara do Trabalho de Jundiaí de 1998 até 2018. Em 16 de agosto de 2018, tomou posse como Desembargador no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região [1] . Formado na Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM, especializou-se em direito em 1987 pela mesma faculdade, e pela USP, em 1990. Mestre em Direito pela USP com a dissertação "Requisitos da petição inicial nos dissídios individuais trabalhistas" em 1995 e Doutor em Direito pela mesma Universidade de São Paulo com a tese "Procedimento oral, um pressuposto da efetividade do processo trabalhista" em 1997 e pela Universite de Paris II, UP II, França com a tese "Modes de Règlement des Conflits Individuels du Travail", em 2001. Além disso, é livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP) com a tese "O direito do trabalho como instrumento de justiça social", de 1999.

Direito constitucional e as relações do trabalho
Professor Mario Lucio Quintão, Advogado, ex Conselheiro federal da OAB/MG e Doutor pela PUC/MG. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Atualmente é professor adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), conselheiro Seccional da OAB/MG, presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB/MG e membro do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG). Professor da Escolas de Contas Prof Pedro Aleixo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, por dez anos.Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Comunitário e Direito Eleitoral, atuando principalmente nos seguintes temas: Licitações, Direito Administrativo, Mercosul, União Européia, Direitos Humanos, Teoria do Estado e Direito Internacional..

Conferência de encerramento.
Juslaboralismo. Direitos Fundamentais e cidadania
Ministro Lelio Bentes Correia é Carioca de Niterói (RJ). Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília e mestre em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Universidade de Essex, Inglaterra. Ex-Procurador do Trabalho, Procurador Regional do Trabalho e Subprocurador-Geral do Trabalho. É membro da Comissão de Peritos em Aplicação de Normas Internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Foi conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ministro do Tribunal Superior do Trabalho desde 2003 , presidiu a Comissão da Justiça do Trabalho para a Erradicação do Trabalho Infantil e foi Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho no biênio 2018-2020. Contato: Kelly ou Magda Telefone: (61) 3043-4135 (61) 3043-3776 E-mail: gmlbc@tst.jus.br